Teste1

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Toledo - Espanha

9 de Julho de 2009

De carro, saímos de Lisboa pelas 8 da manhã. Destino: Madrid. Com uma paragem em Toledo.
600km depois, chegámos!

Toledo é um município da Espanha na província de Toledo, comunidade autónoma de Castilla-La Mancha, de área 232,1 km² com população de 78.618 habitantes (2007) e densidade populacional de 338,72 hab/km².

Assim que entrámos, estacionámos logo na Calle del Cardenal Tavera, o hotel era ali perto e o estacionamento deveria ser complicado.

Logo ao lado desta rua tinha um grande jardim, que pelo calor que se fazia sentir, era uma lufada de ar fresco.
Seguimos para o interior, passámos pela Porta de Bisagra

Mesmo ao lado uma estátua de Alfonso VI

E aqui já no interior das muralhas

Fomos direitos ao hotel, previamente reservado em www.destinia.com, que fica na Calle Real del Arrabal, 4.

O hotel: http://hotelrealdetoledo.es/

45€ pela noite. O lobby é realmente muito acolhedor e tradicional. Os quartos têm espaço quanto baste, limpos, tv... Tudo o indispensável para uma noite. Se for novamente a Toledo, voltarei ao mesmo hotel.

Já com as bagagens arrumadas, o empregado deu-nos um mapa da cidade e fomos dar uma volta.

Continuámos a subir a rua

E demos logo com esta vista fantástica sobre a cidade e o rio Tejo. Sim, o "nosso" rio Tejo!!

As ruas surpreenderam-me pela arrumação e limpeza. Em todo o lado se viam muralhas e torres

Claro que há sempre emplastros a estragar as fotos =)

Em todo o lado se viam edifícios ornamentados, e todos a condizer! Ali não se constroi ao acaso e como apetece a qualquer um.

Passámos pelo Museo de los Concilios y de la Cultura Visigoda. Como a entrada era grátis, resolvemos entrar

Ao lado, uma estátua de Garcilaso de la Vega, nascido em Toledo por volta do ano de 1500, foi um poeta e militar espanhol do século XVI , considerado um dos maiores escritores espanhóis da história.

Continuando caminho fomos encontrando construções assim no meio dos prédios

Até chegarmos à Igreja dos Jesuitas. Estava fechada, mas a vista é imponente.

A poucos metros dali, encontrámos a Catedral de Toledo. Fantástica. Só por ela merece uma visita a Toledo.

Foi construída de 1226 a 1493 e foi projetada a partir da Catedral de Bourges. Combina também algumas características do estilo mudéjar, principalmente no claustro. Foi construída com pedras de Olihuelas, perto de Toledo. Uma de suas partes mais magníficas é o altar Barroco chamado El Transparente, construído por Narciso Tomé. O banho de luz que vem de uma apropriada fenda no teto, faz com que o altar, por alguns minutos, pareça estar se elevando aos céus, o que originou seu apelido. A Catedral têm também mais de 750 vitrais.

A principal fachada tem três portas: a Puerta del Perdón, a Puerta del Juicio Final e a Puerta del Infierno. A primeira tem esse nome porque costumava-se garantir as indulgências para aqueles que por ela entravam para pedir perdão. Hoje é aberta somente em ocasiões especiais. A terceira contém apenas decorações florais. Era usada para a procissão do Domingo de Ramos.

Tive muita pena de não entrar, mas estava fechada ao público.

Aqui alguns pormenores

Mais info da Catedral em http://en.wikipedia.org/wiki/Cathedral_of_Toledo

Continuámos a passear por ruas aleatórias e chegámos ao Alcazar de Toledo, que nas traseiras tem esta vista para o rio.
Mais info do Alcazar em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alc%C3%A1zar_de_Toledo

Continuámos a nossa volta, em que passámos pelo Museu de Santa Cruz

Fantásticos pormenores

E na mesma rua, Miguel de Cervantes.

Miguel de Cervantes Saavedra (1547 - 1616) foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano. Sua obra-prima, Dom Quixote é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos.

Prosseguindo viagem. por entre ruas, fiquei fascinado com a arquitectura da cidade. Não haviam edifícios devolutos, tudo estava arranjado, limpo, os edifícios cuidados.

Numa das ruas, destaque para uma estátua de Carlos V

A partir daqui fiquei sem pilhas na máquina, mas passámos o resto de dia e noite nas fantásticas ruas de Toledo.
No dia seguinte, demos uma volta pelo jardim da cidade, onde encontrámos uma casa bastante peculiar no meio do jardim. E morava lá gente!

Pegámos no carro, demos uma última volta à volta da cidade e não me canso de mostrar a paisagem

Metemos Madrid no GPS, e lá fomos nós.