Teste1

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Madrid - Espanha

10 de Julho 2009

Chegámos a Madrid por volta da hora de almoço. Estacionámos o bote numa rua ao pé do hotel, previamente marcado no GPS, e seguimos a pé.

Diga-se que por este estacionamento fui multado, mas ainda não me chegou a casa =)

A primeira impressão de Madrid foi o trânsito intenso e a arquitectura dos prédios. Não estava à espera que Madrid tivesse prédios tão decorados.

Encontrámos o Hotel Cantabrico. 42€ por 2 noites. A localização era excelente. Mesmo no centro de Madrid. Tudo o resto era mau ou péssimo. O nosso quarto, por não haver mais, tinha 4 camas e era enorme, até aí tudo bem. Mas a limpeza geral do quarto deixava muito a desejar. As portas  muito antigas não tinham segurança. Para uma noite serviu, mas apenas isso.
Agora parece que já tem nova gerência, mudaram o nome e aspecto, e ao que parece, está muito melhor.
Fica na Calle de la Cruz, 5.

Deixámos as malas e fomos à nossa vida. O tempo em Madrid seria curto, por isso tínhamos de aproveitar.

Assim que entrámos na praça El Sol, comprámos um bilhete nos autocarros turísticos. É a melhor maneira de ir a todos os sítios interessantes no mais curto espaço de tempo.
Foram cerca de 18€.

Assim deu para ver de passagem a maior parte dos monumentos

Para nosso azar, muitas ruas e monumentos estavam em obras, mas é sinal que se preocupam com as coisas.

Por estes edifícios, Madrid surpreendeu-me bastante pela positiva. Eu tinha ideia que Madrid eram só arranha céus, mas não.

Aqui descemos na paragem do Palácio Real

Na praça do Oriente, que fica mesmo em frente do Palácio, um monumento em homenagem a Filipe IV

E outros tanto monumentos

O Palácio na perspectiva do interior

E aqui a Catedral de la Almudena. Infelizmente fechada ao público.

Apanhámos o bus novamente...

E aqui a estação de Atocha. O nome ficou-me na mente depois dos atentados de 11 de Março, e como passámos ao lado, decidi visitá-la.

Este grandioso edifício construído essencialmente em ferro e vidro, foi erigido por Alberto Palacios, com a ajuda de Gustave Eiffel, sendo designada na altura por Estación de Mediodía.

Foi Rafael Moneo que transformou o átrio desta estação, num jardim com diversas palmeiras.
Decididamente, a mais bela e surpreendente estação de comboios que eu já visitei.

Continuámos caminho, meio sem saber para onde íamos, e lá fomos encontrando uns monumentos interessantes.

E como não podia deixar de ser, o estádio Santiago Barnabéu. Por fora é simplesmente... feio. Não tem nada a ver com o interior, pelo menos o que aparece na TV. Mas que parece ser grande, isso parece.

Fomos para a paragem do nosso autocarro, e umas paragens à frente fomos encontrando mais e mais edifícios e monumentos muito interessantes. Como só íamos de passagem, não deu para saber a história de cada um deles, foi pena.

Nesta altura fomos descansar até ao quarto, e depois de jantar, fomos ver a noite Madrilena. Que por sinal, é muito boa. Muita gente nas ruas e muitas discos para se escolher. Voltámos às tantas ao hotel para dormir à pressa. Fomos interrompidos por alguém a tentar entrar no quarto. Devia ser um hóspede bêbado que se enganou no número do quarto.
Fomos buscar o carro, pelo caminho passámos por aqui

E marcámos Barcelona no GPS.