Teste1

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cracóvia - POLÓNIA - Parte 1 ( 8 de Junho 2011)

Parte 1 - Praga
Parte 5 - Cracóvia
Parte 8 - Milão

O dia começou às 6 da manhã, quando o revisor nos trouxe uma água suja, vulgo café. Com umas natas, nem soube mal. A noite até foi bem passada. Atendendo à distância que percorremos, estávamos revigorados. Saímos na estação de Glowny, em Cracóvia.

Uma pequena caminhada até ao exterior da estação, e, subitamente, era tudo novo. Ninguém fazia ideia para que direcção seguir. Lá encontrámos um mapa da cidade, e fomos pelo jardim, que atravessa a baixa da cidade.

No fim do jardim, lá encontrámos um quiosque onde comprámos um mapa por 75 Zlotys, cerca de 3€, e um bilhete diário nos transportes, por 100 ZL (4€).

Nesta altura íamos no jardim paralelamente à Rua Gertudy, e chegámos ao cruzamento da rua Stradomska com a rua Bernardynska, e encontrámos logo assim de repente a igreja de S. Bernardyna.

Por fora, nada de mais, mas eu lá decidi averiguar o interior

Ficámos surpreendidos com o detalhe da decoração, mas foi algo a que nos habituámos durante a nossa estadia em Cracóvia.
Após uma vistoria do carlos ao mapa, lá apanhámos o eléctrico em direcção ao nosso hotel, visto que as malas cada vez pesavam mais. Ficámos no Kadetus Hostel, na rua Franciszkanska. É um hostel com muito bom aspecto, para um hostel, claro.
Ficou por 530 Plns as 3 noites. Com pequeno almoço.

O nosso quarto não ficava no hostel, mas sim uns números ao lado, num prédio na mesma rua. Pormenores... O pequeno almoço é que tinha que ser ali. Mais pormenores. Eis a sala do pequeno almoço e convivio.

Na manhã seguinte, após tomar ali o pequeno almoço e depois de lavar-mos a nossa loiça, desistimos de lá voltar =)
Deixadas as malas, lá saímos à descoberta. Fomos logo em direcção ao rio, para não variar muito. Encontrámos logo um monumento meio esquisito, que é um memorial aos soldados da resistência, durante a 2ª Guerra Mundial, aquando da invasão alemã.

Uns metros adiante, lá estava o rio com a sua paisagem engraçada.

Seguimos pelas traseiras do castelo, onde no chão encontrámos umas estrelas da fama, esta é do Tim Roth, mas haviam lá mais. Uns metros adiante, encontrámos uma escultura em metal de um dragão a cuspir fogo. O dragão é emblemático em Cracóvia.

Continuando a dar a volta ao castelo, lá entrámos na primeira entrada, onde os edifícios se encontram cobertos de vegetação. Dá um ar assim medieval. Muito bonito.

Seguimos adiante, não sem antes reparar na maqueta do castelo Wawel, que é como se chama. Tem um jardim verdinho à volta, mas nada que prenda o olhar, Nós queríamos era o castelo.

Ei-lo. Nesta altura ainda ficávamos surpreendidos que víamos uma construção assim.

Lá entrámos na bilheteira e comprámos os bilhetes para uma visita com audio guide. Tão lindo que fiquei =)

Lá entrámos por aqui. Triste notícia, não era permitido tirar fotos. Mas havia muita gente a tirar, porque é que eu não iria tirar?? =)

Não sei dar grandes explicações, visto que não tinha nada escrito a explicar a história, apenas ouvíamos pelo auricular, no entanto, já não me lembro de nada. Ficam as fotos

Aqui foi a cadeira onde o papa João Paulo II fez qualquer coisa. Se alguém souber detalhes, é avisar.

Subimos até ao sino que se ouve por toda a cidade, correctamente denominado por ROYAL SIGISMUND BELL

Para a história do sino, seguir este link: http://en.wikipedia.org/wiki/Sigismund_Bell

Depois dá para ver uma panorâmica sobre Cracóvia.

Continuando a volta ao interior existem várias capelas e altares, todos decorados ao pormenor, incluindo o tecto.

Descemos para a catacumbas, onde estão vários túmulos de pessoal famoso lá na zona. Este é dos mais emblemáticos, Jósef Pitsudsky.

Continuando os túneis e fomos encontrando túmulos que eram autênticas obras de arte

Acabados os túneis, fomos ao museu Ketedralne, onde tem vários objectos relacionados com a igreja claro, mas, bastante interessantes pela arte. Na entrada estava este maluco a olhar para mim...

Para mais informações do museu, é seguir o link oficial http://www.katedra-wawelska.pl/english/brief_history_of_wawel_cathedral,32.html

Só consegui tirar foto à Lança de St. Maurice, que é dos objectos mais importantes de Cracóvia. É do séc. X, e tem uma história mirabolante, andou a passar de mão em mão até chegar ali, para ser vista por mim!! :)

A história dela pode ser consultada aqui: http://www.facebook.com/group.php?gid=27131302055&v=info

Acabada a visita ao castelo de Cracóvia, decidimos ir almoçar ao centro comercial localizado ao lado da estação de comboios.

A saída do castelo em imagens.
Apanhámos transporte para as imediações da estação, passámos pela Casa sob o Globo, ou em polaco Dom pod Globusem

Seguimos até à Praça Jana Matejki

E logo adiante encontrámos o centro comercial. Fui para uma comida esquisita, havia de ser típico da zona.

Foi bom. Não é uma maravilha, talvez pela falta de hábito, mas é comestível.
Após um ligeiro momento de descanso, meio dia já estava cumprido. Só faltava meio dia e a noite =)

Saímos pela frente da galeria Krakowska, esperámos pelo trem em direcção ao hotel, para descansar um pouco e recarregar baterias.

Como na 1ª visita nem tivemos tempo de respirar, agora já deu tempo para  registar o nosso quarto. É quarto de hostel, nada de grandes luxos, o Pires dormiu no sofá cama, eu dormi numa semi-cama, enquanto o Carlos ficou na cama a sério. Mas no geral ficámos satisfeitos, era o que precisávamos.

Baterias recarregadas e lá seguimos viagem. Apanhámos o trem e fomos à procura do bairro judeu. Saímos ao lado do Mosteiro da Santíssima Trindade, ou Klasztor Trójcy Przenajświętszej. Claro que entrámos.

Seguimos até à praça Wolnica...

E mesmo ao lado tem a Basílica do Corpo Santo de Cristo. Por curiosidade, a igreja foi inicialmente construída em madeira, e em 1385 foi construída em tijolos. Vale a pena a visita, mesmo para quem não gosta.

Seguimos então pelo rua Jósefa, para as traseiras da Basílica, onde encontrei uma esquadra. Tinha que tirar foto de um exemplar de um carro =) e mais à frente tava este exemplar de bicicleta, não tem nada a ver com polícia, mas achei-lhe piada.

Perguntei a um polícia onde ficava o bairro judeu, mas ele não sabia onde era. Enfim. fomos beber uma jolinha num café ao lado de um cemitério. Bem agradável.

Desistimos de tentar encontrar o bairro, fazia-se noite. Jantámos qualquer coisa, e seguimos para a sessão fotográfica nocturna.

Começámos pelo Barbacan de Cracóvia. Não sei a sua história, mas dá uma boa foto.

Passámos pelo portão Florian e seguimos então pela Rua Florianska

Até encontrarmos a Igreja se Sta Maria. Imponente, sem dúvida. Toda a praça é interessante, muito túrista, muitos estabelecimentos hoteleiros, café, discotecas e afins

Mas o cansaço era grande, e após meia dúzia de fotos, fomos direitinho para o quarto, descansar, que o próximo dia iria ser cansativo, para variar =)